Diferença entre teologia & teodiceia

Difference Between Theodicy & TheologythumbnailTeologia e teodiceia têm mais em comum do que apenas seus prefixos. Teodiceia e teologia compartilham um relacionamento distinto. Como seu prefixo “theos-” implica, ambos estão preocupados com o conceito de Deus, mas de maneiras diferentes. Teodiceia refere-se principalmente com defender os determinados atributos de Deus em um mundo onde mal está presente, e teologia está preocupada com o estudo de Deus geralmente e engloba temas filosóficos e religiosos.

Teodiceia é a defesa e afirmação da bondade e onipotência de Deus, luz da presença do mal no mundo. Conciliar estas duas idéias, desafiou-muitos dos pensadores do mundo durante séculos. O próprio termo apareceu pela primeira vez em um Tratado que filósofo Gottfied Leibniz escreveu, em 1710: “teodiceia: ensaios sobre a bondade de Deus, a liberdade do homem e a origem do mal.” O Tratado, o autor afirmou que a presença do mal e a bondade de Deus não são conceitos incompatíveis.

Teologia – uma combinação do grego “theos” significando “Deus” e o sufixo grego do word “-logia” significado “estudo” ou “ciência” – literalmente significa “o estudo de Deus”. De acordo com o dicionário de inglês do mundo se refere e natureza do divino e sua relação com e influência sobre outros seres “o estudo sistemático da existência”. Teologia pode se referir a um escola de pensamento dentro de estudos teológicos, como a teologia católica romana ou teologia Luterana. Geralmente o termo refere-se à teologia cristã especificamente, salvo indicação em contrário.

Teodiceia, com sua defesa da bondade e onipotência de Deus, pode ser classificada como um ramo específico de teologia, que está preocupado com os atributos de Deus, entre muitos outros temas religiosos e filosóficos. Seu relacionamento não é necessariamente um dos opostos ou ideias contrastantes. De acordo com a enciclopédia Católica, “teodiceia passou a ser sinônimo de teologia natural (theologia naturalis) que é, da metafísica que apresenta os aspectos positivos do departamento de provas para a existência e os atributos de Deus e resolve as dificuldades opostas”.

Ainda há uma grande diferença entre teodiceia e teologia. A principal diferença entre teodiceia e teologia situa-se nas suas fontes de informação: teodiceia apela à natureza como sua única fonte de prova, Considerando que a teologia é desenhada a partir das fontes de revelação sobrenatural. Este fato é importante para teístas saber ao explicar a natureza de Deus para os outros: se o público não acreditar na revelação sobrenatural e, em seguida, pode ser mais sensato considerar o uso de teodiceia como um guia, pois teodiceia usa o mundo visível para a prova, que é acessível a todas as pessoas em toda parte.

Foto crédito Photos.com/Photos.com/Getty imagens; Ler o seguinte:


obrigado pela sua visita http://respostasbrasil.info

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

como fazer , repostas © 2014 Frontier Theme